'Caravana Sim' visa regularização de empreendimentos de abate de aves da Bahia

Quarta-feira, 3 de Abril de 2019
Fonte: ASCOM - Governo Bahia
Crédito da Foto: ASCOM BA

Teve início nesta terça-feira (2), nos municípios de Serrinha e em Riachão do Jacuípe, a Caravana SIM, uma estratégia do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Rural (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para implementação e fortalecimento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). 

O SIM é um serviço sanitário voltado para agricultores familiares, que regulamenta a inspeção e fiscalização de agroindústrias que beneficiam e comercializam produtos de origem animal em nível local. O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, explicou que a Caravana SIM é um mutirão para motivar os municípios a estruturar os seus serviços municipais de inspeção na medida que já existem leis aprovadas e regulamentadas: "Mas o serviço ainda não funciona, então é uma caravana motivacional para que, de imediato, os serviços passem a funcionar e a gente possa ter várias indústrias registradas e funcionando nos municípios".

Estiveram presentes proprietários de pequenos abatedouros avícolas, secretários municipais de agriculturas, médicos veterinários, agrônomos, docentes e instituições interessadas em implantar o SIM. O coordenador de Agroindústria da CAR, Wanderley Gomes, destacou que o Governo do Estado é um parceiro para promover o SIM, de forma consorciada: "A ideia é que os estabelecimentos de abate de aves acessem e demandem informações para que se regularizem".

Aílton Martins Santos é proprietário de um abatedouro de frango em Conceição do Coité. Hoje ele recebe cerca de 120 frangos por dia e abate no fundo de sua propriedade: "O frango chega, a gente abate e depois comercializa. Queremos regulamentar nosso negócio e estamos aqui pra saber qual o procedimento que a gente vai tomar para poder continuar trabalhando, mas da forma correta. Hoje trabalhamos com medo de alguma fiscalização".

No Território do Sisal, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) é quem coordenar o SIM. Os interessados em aderir ao serviço devem procurar a Secretaria de Agricultura do município, onde receberão orientações sobre o processo de adesão.

A próxima Caravana SIM será realizada em Feira de Santana e em Cruz das Almas, no dia 12 de abril.


Sobre Afrânio Freire

Analista de Sistemas autodidata de empresas de grande porte como Polialdem, CPC (Polo Petroquímico), Petrobrás, Prefeitura de Jequié entre outras;

Foi sócio da Data Packet Informática e 3A Informática; 

Criador e Diretor do Jornal Folia & Ação, em Salvador. de 1994 a 2001.

Participou da criação do Caderno Municípios do Diário Oficial do Estado da Bahia;

Assessor de Marketing no período de 2000 a 2002 da UPB - União dos Municípios da Bahia;

Consultor de Marketing da Prefeitura de Eunápolis (2000 a 2001), Itagibá (2000 a 2004) e Boa Nova (2000 a 2004).

Sócio da Agência Fácil Publicidade;

Consultor de Marketing da União de Vereadores do Brasil (2005-2013)

Vice-presidente do IMAP - Instituto Municipal de Administração Pública - de 2002 até os dias atuais. Implantou ações que resultaram no aumento de 10 para 600 clientes atendidos em 5 anos;

Criador e Presidente do Conselho Editorial da Revista e Portal Caro Gestor;

Em 2007 recebeu Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Salvador, através do Vereador Emmerson José e em 2013 foi homenageado pelos relevantes serviços prestados ao poder legislativo, pela Assembléia Legislativa da Bahia e União dos Vereadores do Brasil.

  • Email
  • Instagram

Comentários

  • Leitor: José Marcos Pedreira De Miranda
    Segunda-feira, 1 de Julho de 2019

    Boa tarde amigos ! Sou criador e quero abrir um batedora de frangos aqui no município de morro do chapéu Bahia.

Comentar