São João tradicional é marca de São Sebastião do Passé

Em 2011, o município de São Sebastião do Passé, localizado a 58 quilômetros de Salvador, comemora o São João em grande estilo, como já é tradicional na cidade. O ?Arraiá da Praça 2011? acontece entre os dias 23 e 25 de junho e terão como convidados diversas bandas de forró, trios e, claro, os convidados mais importantes: a população local e os milhares de turistas que chegam à cidade nesse período.

A expectativa é que mais de 120 mil pessoas passem pelas praças 12 de outubro e General Raimundo Barbosa, ponto de concentração da festa, numa área com mais de 15 mil metros quadrados especialmente preparada para as datas. O forró corre solto também nas ruas e transversais que ligam essas praças.

Distritos - E vai ser animação em todo lugar. A população local e os visitantes vão poder curtir o melhor do São João na sede do município e, também, nos distritos. Banco de Areia, Lamarão do Passé e Maracangalha entram no clima junino e prometem encher os olhos dos forrozeiros de tanta beleza. Em Lamarão, a festa acontece nas mesmas datas da sede. Já em Maracangalha, distrito imortalizado pela música de Dorival Caymmi, o forró esquenta no São Pedro, dias 2 e 3 de julho.

Como chegar - Chegando ao Aeroporto Internacional de Salvador ou mesmo ao Terminal Rodoviário, o visitante pode alugar um carro para se deslocar até São Sebastião do Passé, que fica distante apenas 58 quilômetros da capital. Ele deve utilizar a BR-324, sentido Feira de Santana. O motorista percorrerá 50 quilômetros, até chegar ao viaduto que dá acesso à BR 110, onde seguirá mais oito quilômetros até o município. Há a opção de utilizar linhas intermunicipais de ônibus, que saem com frequência do Terminal Rodoviário de Salvador.

As atrações: 

Dia 23: Gilberto Gil
Gilberto Gil é a grande atração de São Sebastião do Passé na noite de 23 de junho. Com quase meio século de carreira, o cantor e compositor baiano é um dos nomes mais expressivos da música brasileira. Os 57 álbuns que já gravou trazem canções que misturam diferentes ritmos como o rock, o reggae, funk e o afoxé. Mas, sem dúvida, sons típicos do Nordeste, como o baião, foram fundamentais para a formação musical de Gil. Quem for ao Arraiá da Praça pode ter certeza que vai ouvir grandes sucessos que resgatam o verdadeiro forró nordestino, pé-de-serra, como Esperando na janela. Não dá para perder, não é?!

Targino Gondim
O pernambucano Targino Gondim é um dos maiores nomes da música nordestina. Poucos sabem, mas ele é um dos compositores de ?Esperando na janela?, sucesso na voz de Gilberto Gil, que também vai estar no nosso município. A música ajudou a alavancar a carreira de Gondim e o tornou conhecido em todo o Brasil. Targino também é o grande idealizador do I Festival Internacional da Sanfona, que reúne os maiores acordeonistas do Brasil e de outros países numa homenagem a Luiz Gonzaga e Sivuca. O festival acontece todos os anos em Juazeiro, aqui mesmo na Bahia.

Xote Colado
Criada no ano de 2005 com a filosofia totalmente voltada para a valorização profissional, ética e respeito pelos demais companheiros de profissão a banda de São Sebastião do Passé procura sempre inovar levando para o palco uma grande dose de alegria associada a seriedade e competência incontestável. A banda tem grandes influências musicais, tais como: Alceu Valença, Bob Marley, Zé Ramalho, Luiz Gonzaga, entre outros.

Dia 24
Estakazero
No dia 24, dia de São João, conforme divulgado no twitter oficial da Prefeitura, a banda Estakazero subirá ao palco. Caracterizada por tocar um forró único, que consegue unir cultura nordestina e novas sonoridades sem esquecer da essência, a banda segue mesclando vários ritmos como baião, xote, galope, arrasta pé, reggae, pop e, segundo o próprio vocalista Léo Macedo, inicia agora um novo ciclo.

Serra Norte
No dia 24 de junho, os forrozeiros que estiverem em São Sebastião do Passé, poderão curtir um som que é feito bem perto. Uma das grandes atrações é a banda Serra Norte, formada por músicos de Salvador e daqui mesmo do município. Na estrada desde 1999, a Serra Norte vai levar ao palco o tradicional forró pé-de-serra, daqueles com fortes raízes nordestinas.
Trio pé de serra

Dia 25
Jó Miranda
A terceira noite dos festejos juninos em São Sebastião do Passé vai ser marcada pelo som da terra. O baiano Jó Miranda vai ser um dos destaques. Ainda na adolescência, o ?Sanfoneiro da Nova Geração?, descobriu as habilidades para usar o teclado com a mão direita, os botões do baixo com a esquerda e o balanço para mexer o fole.

Limão com Mel
A banda pernambucana Limão com Mel já tem 18 anos de carreira e é uma das bandas mais tradicionais nos festejos juninos de todo o Nordeste. As músicas da Limão com Mel sempre fazem muito sucesso. Qual o forrozeiro que não se lembra de hits como Anjo querubim, Tentei te esquecer, Toma conta de mim, E tome amor e Vou gritar que te amo. Todos estes sucessos e muitos outros vão animar o São João de São Sebastião do Passé.

Comentários

    Não há comentário

Comentar