Umburanas comemora 23 anos

 Nesta terça-feira, 14 de fevereiro, o município de Umburanas, situado no Piemonte da Chapada Diamantina, comemora seus 23 anos de emancipação política. A cidade possui dois distritos: Umburanas e Delfino. Para o superintendente administrativo da UPB, Junior Muniz, filho da cidade, o povo de Umburanas merece o que há de melhor. E o melhor presente é comemorar a festa de emancipação da cidade reunindo toda a família. “Tenho orgulho e felicidade de ser desta terra fértil e pertencer a esta gente hospitaleira e aqui fincar alicerces sólidos, para o nosso desenvolvimento. Parabéns Umburanas”, afirmou.

ORIGEM- A princípio, havia uma pequena fazenda nas proximidades de Umburanas, cujo as terras eram tomadas por uma grande plantação de umbú. Nas épocas de chuva eram comum a chegada de "rana" (aqueles pequenos sapos de água). Naquela época em lugares mais isolados, as pessoas tinham barragens em suas terras, para manter a água da chuva por alguns dias, pois era muito seco a vegetação. Por isso o dono desta fazenda, apelidou-a como Umburana e assim foi herdado o nome da cidade. Hoje ainda existe muitos pés de umbu, e a frequente chegada das ranas.
 
Quem nasce no município é chamado de umburanense. Distrito criado com a denominação de Umburanas em 1982. Elevado à categoria de município com a denominação de Umburanas, pela lei estadual nº4844, de 24-02-1989, desmembrado de Campo Formoso. Sede no antigo distrito de Umburanas.

Comentários

    Não há comentário

Comentar