Crisópolis festeja cinquentenário

 Nesta segunda-feira, dia 12 de março, o município de Crisópolis, situado no Nordeste baiano, a 215 quilômetros de Salvador, comemora seus 50 anos de emancipação política. Para comemorar essa data tão importante para o município, o prefeito José Santana da Silva e a Câmara de Vereadores convidam a todos para participar das comemorações do primeiro cinquentenário de restauração política deste município. O evento será realizado às 9hs, na Praça 12 de março.

ORIGEM- A área onde está erguida Crisópolis, integrava o município de Itapicuru e seu povoamento iniciou-se na segunda metade do século XIX, por fazendeiros que ali se estabeleceram, formando as fazendas Dendê de Cima e Dendê de Baixo. Com a chegada de Antônio Conselheiro na década de 1880, formou-se o povoado de Bom Jesus, onde o profeta do sertão construiu uma igreja e um cruzeiro concluídos em 1892. 
 
Município criado com o nome de Vila Rica, e com o território do distrito de Bom Jesus, desmembrado de Itapicuru, por Lei Estadual de 26.08.1898. Foi extinto em 1901, e anexado a Itapicuru. Restaurado por Lei Estadual de 14.05.1918, mas com sede transferida para a povoação de Cajueiro (atual sede de Acajutiba). O município foi novamente extinto e anexado ao de Esplanada. Foi restabelecido, com território desmembrado de Esplanada por Decreto Estadual de 01.06.1933. 
 
Outra vez extinto, em 1931, e mais uma vez incorporado a Itapicuru. Restaurado, definitivamente, por Lei Estadual de 12.03.1962, com o território do distrito de Crisópolis, desmembrado de Itapicuru. Atualmente o município tem como distritos importantes, o Buril e o Pinto.

Comentários

    Não há comentário

Comentar