Governador Mangabeira comemora seu cinquentenário

 Nesta quarta-feira, 14 de março, o município de Governador Mangabeira, situado no recôncavo baiano, a 119 quilômetros de Salvador, comemora seus 50 anos de emancipação política. Seu nome é uma homenagem ao grande político e ex-governador do estado, Octávio Mangabeira.

Para comemorar essa data tão importante para o município, a Prefeitura Municipal, sob o comando da prefeita, Domingas Paixão, programou uma série de atividades comemorativas que já tiveram início desde o dia 1º de março, contando com mesas redonda, palestras, entrega de prêmios, desfiles e inaugurações de obras. Hoje, o grande dia, contará com hasteamento da bandeira, apresentações artísticas, Sessão Solene na Câmara de Vereadores, inauguração de obras, partilha dos 50 bolos em homenagem ao aniversário, missa solene e um show com Padre Antônio Maria. Para encerrar a comemoração acontecerá no dia 18/03 uma corrida do cinquentenário e o I Passeio Ciclístico.
 
A cidade preserva suas origens no cultivo da mandioca, produção de fumo em folha, e laranja. A cidade comemora, com muito brilho, sua festa de emancipação e homenagens religiosas. Diz a lenda local que uma tribo de índios inteligentes e destemidos guerreiros, que se dedicavam ao cultivo do solo, à pesca e à caça, para subsistência, fez a primeira penetração no território em meados do século XVI. Dessa penetração resultou a constituição de uma aldeia, onde cultivavam a mandioca, cujas sementes trouxeram de terras longínquas. Ali formaram sua comunidade e suas mulheres, de origem europeia, tiveram muitos filhos. E a localidade até hoje recém bem seus visitantes.

Comentários

    Não há comentário

Comentar