Município de Barra comemora 136 anos de emancipação

 Neste sábado, dia 16 de junho, o município de Barra, localizado no encontro do rio Grande com o rio São Francisco, no Médio São Francisco, à 650 quilômetros de Salvador, comemora seus 136 anos de emancipação política. A cidade de Barra é a antiga Vila de São Francisco de Chagas da Barra do Rio Grande.

ORIGEM- Fundada nas margens dos rios Grande e São Francisco, Barra é uma das mais importante cidade do Médio São Francisco. Desde o século XVII, logo após a sua emancipação, promovida pelo então imperador dom Pedro II, foi um estratégico entreposto comercial, de cultura marcante e rica em expressões artísticas, como cerâmica, bronze, madeira e couro.
 
Entre seus patrimônios estão a Igreja do Bom Jesus dos Navegantes (1808), a Catedral de São Francisco das Chagas (1859), a Prefeitura (1904), o Mercado Municipal (1917), o Palacete Dr. Pinto (1919), o Chalé dos Mariani/Camandaroba (1921), o Chalé Irineu Simões/Casa da Cultura Avelino Freitas (início do século XX), a Casa da Fazenda Torrinha (1874) e a Casa da Fazenda Boqueirão (1843). Cidade importante do Brasil Colonial, Barra foi berço de renomados políticos, destacando-se entre eles, na época, o Barão de Cotegipe.
 

Comentários

    Não há comentário

Comentar

REVISTA DIGITAL

revistaCG

TV CARO GESTOR

TVCG