Pé de Serra comemora 28 anos de autonomia

 O município de Pé de Serra, comemora nesta quarta-feira, dia 20 de março, 28 anos de emancipação. A pequena cidade de Pé de Serra, no semi árido, abriga um povo humilde e hospitaleiro. A principal fonte de renda da região concentra-se na agricultura e a pecuária. 

A localidade foi fundada em 1745 por três portugueses que exploravam a comarca em busca de terras férteis. Ao acamparem perto de Riachão do Jacuípe perderam uma cadela que, ao retornar, não estava sedenta. Observando o animal, descobriram um poço minadouro, denominado então de Brejo do Pé de Serra, daí a origem do nome do município. O povoamento da região é resultante da formação de uma fazenda de gado.
 
Emancipado em 1985, desmembrado de Riachão do Jacuípe, o município tinha na época uma população de 17 mil habitantes. Nesta terra, onde água cristalina sai da serra, outra realidade se faz tão necessária quanto natural, são os diversos poços artesianos que foram implantados, para que o abastecimento de água chegue em boa parte dos distritos da cidade, atendendo o povo em sua necessidade mais básica e humana: o direito a água potável.
 

Comentários

    Não há comentário

Comentar