Dois municípios baianos comemoram seus 177 anos

Nesta sexta-feira, dia 21 de março dois municípios baianos comemoram suas emancipações políticas. São as cidades de Tucano e Monte Santo. Tucano está edificado numa planície, uma convidativa esplanada onde, em 1948, o Conselho Nacional do Petróleo perfurou um poço com 1.864 metros de profundidade que ao invés de jorrar petróleo, encontrou água termal com uma temperatura de 48 graus centígrados.

Tomar a água das bicas na Praça Ana oliveira, a central da cidade, é obrigatório. A área está sempre cheia de visitantes e moradores da estância.

A prefeitura de Tucano divulgou a programação da festa de aniversário da cidade:
 
Programação
Dia 21 (sexta-feira)
Oito7Nove4
Duas Medidas
Phaphirô
Flat do Patrão
Ta na Fita
Dia 22 (sábado)
Bell Marques
É o Tchan
Camila Vitorino
Movimento do Guettho
Onda Beat
 
Os Misturados
Outro aniversariante é Monte Santo, que fica em local sagrado, na parte mais baixa de um monte. Subir a serra, fazendo o Caminho da Santa Cruz é indispensável para todos que visitam a localidade. A trilha foi construída em pedra e ladeada por uma balaustrada, ao longo de seus 4km, encontram-se 23 capelas, sendo que suas alvenarias chamam atenção por representar os quadros da Via Sacra de Cristo. Em meio à mata seca da caatinga, Monte Santo resguarda dois belos oásis: a Lagoa do Meio e a Lagoa do Jeremoabo. A lagoa fica encravada entre 20 mil m² de caatinga, na Fazenda Caixão. Essa fazenda guarda grandes atrações, como seus belos cenários, que mesclam trechos de vegetação de caatinga e mata nativa. O local resguarda um ar histórico de misticismo, com inscrições rupestres de estrelas e hieróglifos. O Museu do Sertão possui uma sala dedicada ao episódio de Canudos e outra ao forrozeiro Luiz Gonzaga, onde se destaca a sanfona de oito baixos de Januário, o pai do Rei do Baião. Na entrada do museu encontra-se uma réplica do meteorito de Bendegó.

Comentários

    Não há comentário

Comentar