Prefeito apresenta novo Sistema Integrado de Transporte de Conquista

 A segunda etapa de modernização do sistema municipal de transporte coletivo teve início na segunda-feira, 6, com a circulação da nova frota de veículos de transporte coletivo do município, da Cidade Verde Transporte Rodoviário Ltda. e da Viação Vitória LTDA.. As duas empresas foram as vencedoras da licitação realizada pela Prefeitura Municipal referente ao novo sistema municipal de transporte coletivo.

O processo licitatório se prolongou por mais de dois anos, contrariando as expectativas e as ações da Administração Municipal e da população. O atraso aconteceu porque algumas empresas licitantes retardaram o processo com seguidas ações na justiça. E para fazer todos os esclarecimentos possíveis sobre essa segunda etapa de modernização do sistema municipal de transporte coletivo foi realizada uma coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira, 6, na Casa Memorial Régis Pacheco, situada na Praça Tancredo Neves.
 
O prefeito Guilherme Menezes, ressaltou que Vitória da Conquista está vivendo um momento muito importante. “Uma das nossas grandes preocupações é garantir o direito de ir e vir com segurança para a população. A questão da mobilidade urbana é hoje um dos pontos mais discutidos no mundo, tanto que o Governo Federal criou o programa Mobilidade Urbana para cidades de médio porte e apenas duas localidades da Bahia foram contempladas, sendo uma delas Vitória da Conquista. Serão R$ 80 milhões para investimentos em corredores preferenciais de ônibus e diversas outras melhorias”, afirmou.
 
Melhorias
Com o novo sistema, Vitória da Conquista passa a contar com uma frota de 160 ônibus, distribuídos em 2 lotes de 80 veículos. A frota adaptada com elevadores para pessoas com mobilidade reduzida, de 57 passa para 141. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Luís Alberto Sellmann, a cidade amanheceu mais feliz hoje. “Vimos ontem, com a carreata, e hoje a expressão de felicidade da população por ter transporte de qualidade, chegando nos horários certos. Esse era um dos principais objetivos da Administração, quando decidiu proporcionar mais um salto de qualidade no nosso sistema. É bom lembrarmos que em 2009 recebemos a autorização para a contratação de empresas especializadas para nos auxiliar a fazer um diagnóstico do sistema de transporte e elaborar o edital. A participação popular foi decisiva na elaboração do edital que será realmente uma referência na Bahia”.
 
O novo sistema municipal de transporte coletivo conta com ônibus totalmente novos, com câmeras internas de monitoramento, bancos acolchoados, indicadores eletrônicos de itinerário e equipamentos que diminuem a emissão de gases poluentes. “Temos o prazer de iniciar esse novo processo do transporte trazendo as melhorias necessárias para que os nossos usuários sejam muito bem atendidos, além de capacitar os nossos colaboradores para que sejamos reconhecidos na Bahia e em todo o Brasil. Faremos de tudo para fazer com que o transporte de Vitória da Conquista seja o melhor”, disse o gerente da Viação Vitória, Cláudio Vinícius Andrade.
 
O diretor do grupo Cidade Verde, Alberto Crepaldi, enfatizou o trabalho que será realizado no município. “Queremos trazer um transporte diferenciado e com a grande experiência que temos na área iremos prestar o melhor serviço. É fácil adquirir novos ônibus, o difícil é prestar um bom serviço e nós começamos pelo atendimento porque uma das coisas que valorizamos bastante é o ser humano”. O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, que também participou da coletiva, aproveitou para destacar o papel dos vereadores. “Esse é um tema constante no Legislativo Municipal. Marcamos hoje o início de um novo tempo no transporte coletivo de Vitória da Conquista. Nosso papel enquanto parlamento é promover o debate aberto à sociedade e essa é uma preocupação constante”.
 
O líder do Governo na Câmara, Florisvaldo Bittencourt, que acompanhou de perto todo o processo licitatório do sistema de transporte destacou: “Estamos preocupados com o atendimento à população, por isso colocamo-nos à disposição para fiscalizar e acompanhar as empresas, a fim de que as deliberações previstas no edital sejam efetivamente cumpridas. Fazemos parte de um Governo que atua ativamente para beneficiar a população conquistense”. Ainda compareceram à coletiva demais representantes do Executivo e Legislativo Municipal.
 

Comentários

    Não há comentário

Comentar