Barreiras terá public view na Copa de 2014

A abertura do VII Fórum Regional Copa Bahia 2014, realizado nesta terça-feira, 28, na cidade de Barreiras, oeste baiano, foi marcada por novidades e pelo som orquestrado da Banda Municipal 26 de Maio, que tocou o hino nacional.

Durante a manhã, o evento contou com a participação do Secretário Estadual da Copa, Ney Campello, da representante da Secretaria de Turismo da Bahia, Paola Públio, do Secretário Municipal de Cultura e Esporte, João Bosco Fernandes, do Coordenador de Relações Internacionais e Esportiva da Secopa, Marco Costa, da Gestora do Projeto Copa 2014 do Sebrae-BA, Helena Garcia, e do Tenente Coronel do 10º Batalhão da Polícia Militar, Osival Cardoso.

Na ocasião foram debatidos programas de qualificação para profissionais locais, e em especial, para o receptivo turístico, além dos benefícios trazidos para a cidade, que é uma das 20 candidatas a Centro de Treinamento de Seleção (CTS) durante a Copa 2014.

Foi durante a apresentação dos legados sociais proporcionados pela Copa, que o Secretário Ney Campello, confirmou Barreiras, como uma das doze localidades a ter um public view – espaço para exibição de jogos durante o mundial. Campello também pontuou a importância de realizar investimentos na cidade, em transporte, pontos turísticos e na infraestrutura do aeroporto. Mas, fez também questão de ressaltar o que pra ele é o mais importante: “Copa não é só hotéis e estádios, mas sim, um legado social, e, investir na qualificação profissional, preparando pessoas para a Copa e o pós Copa, é fundamental”.

O Secretário fez questão de deixar um recado para todos aproveitarem a grande oportunidade que está se aproximando: “É preciso aproveitar a Copa para expor a Bahia. A Copa é uma agenda para extrairmos o que há de melhor nela”.

E a cidade já parece trilhar bons caminhos. Conhecida pela forte economia agropecuária com a plantação da soja e algodão, Barreiras é, como fez questão de ressaltar o Secretário de Cultura do Município, João Bosco, “um patrimônio natural”. Já para atender as exigências e continuar na disputa para ser um CTS, mudanças no aeroporto, que vai ganhar mais uma linha aérea, e na infraestrutura da cidade seguem acontecendo.

Com um cenário econômico favorável e com ricos atrativos turísticos, para Paola Públio, da Setur, Barreiras já faz parte da rota do turismo baiano.

E é visando garantir a satisfação dos turistas de Barreiras, que a Setur, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), estará disponibilizando, ainda neste segundo semestre, 90 vagas em um curso de qualificação, onde profissionais do ramo hoteleiro irão aprender inglês e espanhol.

Além desta, outra grande oportunidade para o setor hoteleiro de Barreiras é a linha de financiamento oferecido pelo Banco do Nordeste, que disponibiliza para toda a Bahia até R$300 milhões voltados para ampliação, implementação, reforma e modernização para os empreendimentos turísticos.

Também pensando na exigência de um público diferenciado que visitará o Brasil durante a Copa de 2014, é que Helena Garcia e Nelma Fidelis, ambas do Sebrae, fizeram questão de ressaltar a importância na capacitação e qualificação dos profissionais que irão atuar na Copa. Preocupados em atender bem, além da habitual cordialidade, 30 vagas para micro e pequenos empresários de Barreiras foram abertas e começarão a qualificação ainda em setembro, com noções de atendimento e idiomas. Além disso, 100 taxistas também terão acesso ao curso.

Na última palestra do evento, "Missões Técnicas: África do Sul 2010 e Olimpíadas de Londres 2012", o Coordenador da Secopa, Marco Costa, apresentou como exemplos positivos, as duas últimas Copas, realizadas na Alemanha e África do Sul. Critérios como hospitalidade, bom atendimento, acessibilidade nos estádios e entorno foram destacados por Costa como essenciais na organização de uma Copa do Mundo. E, chamou a atenção para os CTS's, que devem ser compostos de hotel e campo de treinamento, e serão os locais de concentração das 32 seleções de futebol que disputarão o mundial de 2014. Outro aspecto de grande interesse para os mais de 200 presentes, foi a confirmação de um public view na cidade, que agora é uma realidade de Barreiras.

Comentários

    Não há comentário

Comentar