Caminhos de Ferro Franceses visitam Centro de Controlo de Cascais

Quinta-feira, 25 de Outubro de 2018
Fonte: Cascais
Crédito da Foto: Cascais

Responsáveis da empresa dos caminhos-de-ferro franceses visitaram hoje o C3 onde a mobilidade de Cascais está integrada num só sistema.

A francesa SNCF, Société Nationale des Chemins de fer Français, uma das maiores companhias de caminhos-de-ferro da Europa, com mais de 250 mil trabalhadores enviaram uma delegação de decisores de topo a Cascais para avaliar o sistema de gestão inteligente de mobilidade, o C3, onde foram recebidos por Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

“Juntámos aqui no C3 algo que me parece ser importante para o futuro. Primeiro, a resolução do problema de todas as cidades, que é a mobilidade. O segundo tem a ver como é que a tecnologia nos pode ajudar a resolver alguns desafios, incluindo também a mobilidade”, disse Carlos Carreiras, durante o encontro. 

“Temos então a possibilidade, através da tecnologia, de democratizar todas as funções que têm  forte impacto a nível das pessoas”, acrescentou o autarca. 

Carlos Carreiras salientou ainda que “o maior problema para Cascais neste momento é a mobilidade pendular para Lisboa. As infraestruturas da nossa linha férrea estão completamente obsoletas. Se conseguirmos ultrapassar  os problemas ideológicos, a SNCF seria um bom parceiro para Cascais e para modernizar a sua linha de comboio”. 

A oportunidade para estreitar sinergias com um dos operadores de referência do mercado europeu, que se mostrou disponível para colaborar com Cascais na infraestrutura e operação da ferrovia do município foi uma das conclusões desta visita da SNCF. 

O C3 é uma plataforma operacional que integra toda a informação relativa ao concelho - da proteção civil à mobilidade - e que ajuda a autarquia e as forças de segurança a gerirem os seus serviços no quotidiano.

Este centro de coordenação e controlo integra informações relativas à segurança das pessoas e à gestão do mobiliário urbano, desde a energia aos caixotes de lixo, passando pelos engarrafamentos de trânsito ou sinais de trânsito nas ruas. Ou seja o Centro de Controlo de Cascais, integra toda a informação relativa à gestão da vida quotidiana do concelho e ajuda a autarquia a gerir ao minuto os seus serviços de forma automática de forma mais eficiente. 

A SNCF é uma das principais empresas públicas francesas. Esta empresa exerce uma atividade dupla; por um lado, é uma empresa ferroviária encarregada da exploração comercial dos serviços de transporte ferroviário de passageiros e de mercadorias; e por outro, é encarregada da exploração e da manutenção da rede férrea nacional francesa, por intermédio do SNCF Réseau. AQ

Sobre Elson Contreiras

Baiano, empreendedor nato, ex-carnavalesco e ha alguns anos vivendo em Portugal. Analista de Sistemas e programador. Consultor em TI, especialista em CRM, Cobol e sistemas. 

Correspondente Internacional da Caro Gestor

Sugestões de pautas pelo Whatsapp - +351 917 637 125

  • Email
  • Google+

Comentários

    Não há comentário

Comentar