Projeto Águas do sertão beneficia mais de 82 mil pessoas

secom | 04/05/2012
Projeto Águas do sertão beneficia mais de 82 mil pessoas

 As obras da primeira fase do Projeto Águas do Sertão foram concluídas pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e serão inauguradas, neste sábado (5), pelo governador Jaques Wagner, em Cícero Dantas, a 300 km de Salvador, no nordeste da Bahia.

O Águas do Sertão aproveita o grande potencial hídrico subterrâneo do Aquífero Tucano, avançando na universalização da oferta de água nas sedes municipais de Cícero Dantas, Fátima, Heliópolis, Paripiranga e 22 povoados, beneficiando 82.932 habitantes, com investimentos de R$ 78,4 milhões.
 
Nesta fase, foram perfurados quatro poços tubulares profundos e implantados 142,8 quilômetros de adutora. Foram construídas seis estações elevatórias, duas com equipamentos de alta potência, além de sistema de tratamento com seis casas de química e quatro casas de cloração, 100,6 quilômetros de rede de distribuição e sistema de reservação, composto de reservatórios de até três milhões de litros de água.
 
A adutora será a primeira de uso múltiplo na Bahia, com previsão de utilização para atender ao abastecimento humano, a dessedentação de animais e a oferta para uso agroindustrial.
 
Desenvolvimento regional
 
A Bacia Sedimentar de Tucano é uma das maiores reservas de água subterrânea de boa qualidade e única alternativa de manancial da região, que concentra 13% da população que não tem acesso à água de qualidade. O Projeto Águas do Sertão é o ponto de partida para mudar os indicadores socioeconômicos, devido à falta de água, dos municípios situados no entorno, não só como elemento de subsistência, mas como fator de desenvolvimento de produção.
Deixe seu comentário » 0 Comentários: